Analisando o "crush" da Mandy Moore:

A canção "crush", lançada em 2001, pela cantora, atriz e compositora Mandy Moore é sem sombra de dúvidas um hino atemporal e vanguardista. A cantora basicamente previu que dois singles seus formariam um jogo clássico: É o caso de "Candy" e "Crush" e o jogo popular tem essa junção de duas palavras. 
Crush é uma gíria em inglês que pode significar paixonite, quedinha ou ficante (isso mesmo, não pense que tem um significado apenas). 
Mas nossa doce Mandy resumiu de forma genuína nosso sentimento por aquela paixão não correspondida e para começar a ler nossa análise, que tal ver o clipe antes? Clica aqui: 






O clipe se passa em um apartamento em que Mandy ensaia seu mais novo sucesso em sua humilde residência, mas seu paquera fica incomodado e vai lá bater na porta dela. Daí ela se imagina em "n" situações, inclusive o acordando na cama e no final ela passa por ele no corredor do prédio e está com uma jaqueta semelhante a do Michael Jackson no clipe de Thriller. 











É perceptível que ela investe em caras e bocas ao longo do clipe, incluindo o famoso olhar "43", mas é aquela velha história né? "Poxa, crush... Por que não me nota? ". #SomosTodosMandy 



Inclui-se também aquela velha mordida no joelho em um dos takes do clipe, para dizer que "eu tenho um crush em você", mas o crush dela é tão lerdo que nem nota. Que raiva! 










Nos versos iniciais Mandy aborda o medo, a insegurança e como o crush é notado por muitas pessoas, o que dá a entender que ela não tem chance de competir. Ela deseja que todos desapareçam, que ele sinta o que ela sente por ele e como ela está assustada para assumir o que sente e o quanto é tímida para dizer. 


No refrão, bate aquela bad pop dance, mas muito boa, a música é chiclete, mas ainda assim é boa e ela entoa que "I got a crush on you" (eu tenho uma queda por você). E repete o quanto ela gostaria que ele sentisse o mesmo e que ela sente um arrepio quando está com ele e mais uma vez entoa o icônico verso "i got a crush on you". 
Ela continua dizendo que ela é uma pessoa com quem ele pode conversar e que às vezes ele fala coisas de que ela não quer saber e quais são essas coisas? Que está interessado em outra mina, rapá! 
E daí ela só queria o abraçar, mas como ele está interessado na mina, ela apenas espera que ele possa  pensar nela como pensa na outra (isso me lembrou Sandy e Junior em "olha o que o amor me faz" e os versos de "Pense em mim" de Leandro e Leonardo, mas no caso é a paixonite agudíssima corroendo o coração dos jovens). 


E aí vem o refrão que mais uma vez reforça seu pensamento. E nos versos seguintes, ela queria poder contar para alguém, mas com certeza (isso fica subentendido) que ela pode ser zoada pelas coleguinhas sem coração. E ela prefere que ninguém saiba, (porque um coração deve amar só num pedacinho dentro de si e se escancarar a decepção vai ser grande). E ela continua dizendo que sempre o amará e sempre vai o querer. E parte para o refrão. 

Bom, esses romances da década de 2000 são bem melhores que agora, não é verdade? O sentimento era uma coisa levada muito a sério. E agora a gente quer saber o que você achou da música & clipe. Falaê! 











E fiquem com uma imagem da Mandy para arrebatar seu coração. E fazer você sentir o que ela sente. 



Comentários