O diário da princesa: Curiosidades sobre os filmes

Avisa lá em Genovia que não temos autorização, mas a dona do blog é muito fã da série de livros e filmes, então dá um desconto, por favor! ;)


1- Quem produziu o filme foi a saudosa Whitney Houston, atriz e cantora, junto com Debra Martin Chase, Mario Iscovich e Ellen H. Schwartz. . Foi baseado no homônimo livro de Meg Cabot, lançado em 2000 (livro) e o filme teve sua estreia em 2001.

2- Anne Hathaway estrelou esse filme, sendo sua estreia no cinema. Liv Tyler foi escolhida para estrelar o papel, mas os diretores quiseram colocar uma "cara nova" nos cinemas e vamos dizer que a escolha deu super certo. (Imagina se a Anne não tivesse sido escolhida? O diário da princesa não seria o mesmo sem ela). Aliás, foi o jeito estabanado da atriz que garantiu que ela ficasse com o papel, já que durante o teste, Anne caiu da cadeira.


3- O filme arrecadou mais de 160 milhões de dólares.

4- A sequência cinematográfica se deu em 2004, em O diário da princesa 2.

5- O livro e o filme há muitas diferenças como, por exemplo, Genovia no livro é um principado, não um reinado. O nome da família real é Renaldo e não Renaldi. O pai de Mia(Phillipe) no livro não está morto. A avó de Mia no filme é bondosa, mas no livro é uma megera, Clarice só usa roxo e tatua as sobrancelhas. O diário de Mia foi dado pela sua mãe para expressar os seus sentimentos, ao contrário de que foi um presente de aniversário do seu pai, como fala no filme. Michael não estuda com Mia pois é um veterano e não trabalha numa borracharia, ele era muito próximo de Mia, pois conversavam bastante e a ajudava em álgebra, matéria na qual ela tem dificuldade. O namorado de Lily chama-se Boris que é violinista e é loiro, não um mágico chamado Jeremiah que tem cabelos vermelhos. Helen namora o professor de álgebra de Mia, Frank Gianini.  Paolo faz uma mudança radical em Mia, e lhe deixa com cabelos curtos, repicados e louros.  Fat Louie ( o gato de Mia) é laranja e não preto e branco. O guarda-costas de Mia se chama Lars não Joe.
No filme, a única amiga de Mia é Lilly, mas no livro ela tem Shameeka, Tina Hakim-Baba e Ling Su. A festa do primeiro beijo da Mia foi um carnaval de culturas na escola. O beijo foi acidental e, apesar de ter sido fotografado, nunca saiu nas revistas. Além disso, Mia nunca sonhou levantar o pé no primeiro beijo. Mia tinha 14 anos quando descobriu ser herdeira do trono de Genovia. Como Mia só tinha 14 anos, e não podia dirigir, ela não tinha nenhum carro, então a cena em que bate num trem não poderia existir. No livro, antes de Mia namorar Michael, ela namora com Kenny, sua dupla durante as aulas de Biologia. No livro Mia mora em Manhattan não em São Francisco.  Mia, no livro, se casa com Michael Moscovitz, não Nicholas.


6- Assim como o clássico "Mary Poppins" (1964), "O Diário da Princesa" (2001) também foi filmado no estúdio 2 do Walt Disney Studios, na Califórnia. Como ambos foram estrelados pela atriz Julie Andrews, o estúdio passou a ser chamado de Julie Andrews Stage.














7- O momento em que Mia tropeça e cai na arquibancada no filme realmente aconteceu. Anne Hathaway tinha tropeçado ao filmar a cena e o diretor Garry Marshall achou engraçado, inserindo a situação na edição final. 
8-Outra cena que acabou improvisada foi a que Mia coloca fogo no braço de um homem. Estava previsto que o fogo fosse apagado quando ele colocasse o braço no balde de gelo, mas o plano não deu certo. Em pânico, a atriz Anne Hathaway pegou um copo de água e jogou no braço do ator, resolvendo o problema e toda a comoção foi parar nas telas como parte do filme. 
9-Sabia que o homem que aparece na foto como o falecido pai de Mia é na verdade o pai da atriz Anne Hathaway? Sim!  Já a filha do diretor Garry Marshall, Kathleen Marshall, interpreta a personagem Charlotte, enquanto a menina que vive a filha do primeiro ministro é a neta do ator Hector Elizondo.

10-Em 29 de julho de 2001, Branca de Neve, Cinderela, Aurora e Bela estiveram presentes na premiere do filme O Diário da Princesa para cumprimentar a atriz Anne Hathaway, interprete da princesa Mia Thermopolis, protagonista do filme.
11-O segundo filme, não foi baseado em nenhum dos livros da Série de Meg Cabot. Além de ter sido recebido pela crítica negativamente.
12- A canção, "Your Crowning Glory", um dueto entre a rainha Clarice (Julie Andrews) e Princesa Asana (Raven-Symoné) foi a primeira vez que Andrews tinha cantado em público ou na tela desde que ela passou por uma cirurgia na garganta em 1997.


13- Foi lançada uma boneca homenageando a princesa Mia.

Esperamos que goste! :) 

Comentários

  1. Adorei demais o post, principalmente quando se fala das diferenças entre os filmes e os livros (e puxa, quantos livros!!!!)

    Os filmes marcaram a minha infância Sessão da Tarde e ainda aquecem o meu coração pela nostalgia, já os livros, li com idade mais avançada e olhar mais critico. No entanto, adorei a leitura e principalmente o final que se teve no livro lançado em 2015!!

    Devo admitir que gosto muito mais da ambientação, enredo e da personalidade dos personagens dos livros, que mudam, e muito, do filme. Tipo, o Nicholas não existe nos livros e sim o J.P e o Michael e minha nossa, como amo o Michael, um de meus maiores crushs literários!!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

escreva seu comentário..